sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Google lança recurso no Chrome que deve desafiar a segurança do browser.

'Native Client' executa programas e até jogos como 'Quake'.  Segurança pode ser decisiva para sucesso do Chrome OS.

Olá internautas, estamos postando um artigo sobre o novo recurso do Google Chrome. Esperamos que leiam e comentem. Atenciosamente ANDREIA NICE.

O Google lançou a versão 14 do navegador Chrome e, com ela, o plugin “Native Client”, que está pela primeira vez ativada por padrão. O plugin tenta realizar uma tarefa corajosa: permitir que aplicativos “normais” de computador sejam executados com alto desempenho, dentro do navegador web, mas sem a capacidade de afetar negativamente o sistema operacional. Porém, o perigo existe, tanto que o Google limitou a execução do plugin aos aplicativos aprovados no "Chrome Web Store".

O Native Client é abreviado como “NaCl” em referência ao cloreto de sódio (sal de cozinha). Ele está traduzido no Chrome em português para “Cliente Nativo”.

A tecnologia permite que aplicativos “normais” (“nativos”) sejam executados dentro do navegador. Programadores já conseguiram fazer funcionar até o emulador DOSBox, que serve para executar softwares de MS-DOS. Isso permite que jogos clássicos sejam executados dentro do navegador. Porém, o “NaClBox”, como é chamado, não está disponível na loja oficial do Google.

O clássico jogo de tiro “Quake” também pode ser executado dentro do Chrome por meio do NaCl. Além de o software ser executado dentro do navegador, ele pode interagir com a página de internet, abrindo novas possibilidades para desenvolvedores de sites. Isso parece, a princípio, um pesadelo para a segurança do navegador.

Para conseguir executar esses códigos de forma segura, o Native Client faz uso de tecnologias de isolamento para impedir que softwares acessem certas partes da memória. Esse tipo de função é conhecida como “sandbox”. Caso uma brecha no Native Client permita a um aplicativo “escapar” desse isolamento, ele poderá realizar alterações permanentes no computador do internauta – o que pode significar a instalação de um vírus.

Cuidados

O Native Client pode ser habilitado para ser executado em qualquer site de internet. Páginas maliciosas poderiam tirar proveito disso para tentar convencer o usuário a habilitar o plugin, oferecendo um jogo, vídeo ou outro recurso como isca. Usuários devem evitar habilitar o Native Client e também deve lembrar-se de desativá-lo caso o utilizem em um site seguro e que não foi autorizado no Chrome Web Store.

Não fazer isso poderá deixar o navegador aberto para ataques. Mas isso só será uma preocupação caso muitos sites fora da Chrome Web Store venham a utilizar o Native Client, forçando internautas a ativarem o recurso.

Significados das palavras destacadas.

Google Chrome: é um navegador desenvolvido pelo Google, Em menos de dois anos de uso, o Google Chrome já é o terceiro browser mais usado do mundo, atrás apenas do Internet Explorer e Mozilla Firefox.

Plugin: Na informática, um plugin ou módulo de extensão, é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica. Geralmente pequeno e leve, é usado somente sob demanda.

MS-DOS: é um sistema operacional, comprado pela Microsoft para ser usado na linha de computadores IBM PC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário